Higiene dental

12/03/2020

Aprender como escovar os dentes de forma apropriada é o primeiro passo para manter dentes e gengivas saudáveis. Um correta higiene ajuda a minimizar o risco de cáries dentais e doença das gengivas, as maiores causas de perda dental. O seu dentista vai indicar qual a melhor técnica de higiene, escova e pasta é mais indicada para seu caso, mas as dicas que vamos deixar aqui, servem para todos.

Vamos iniciar com o fio dental:

• Enrole aproximadamente 40 centímetros do fio ao redor de cada dedo médio, deixando uns dez centímetros entre os dedos.
  • Segurando o fio dental entre o polegar e indicador das duas mãos, deslize-o levemente para cima e para baixo entre os dentes.
  • Passe cuidadosamente o fio ao redor da base de cada dente, ultrapassando a linha de junção do dente com a gengiva.
  • Creme dental: deve-se evitar cremes dentais clareadores por serem mais abrasivos. A quantidade correta de creme dental por escovação e semelhante a um grão de ervilha.

Escovação:

Devemos escolher uma escova macia com a cabeça pequena e com cerdas de tamanhos iguais.  Devemos realizar a escovação no MÍNIMO 3x ao dia por 30 segundos em cada região e substituir a escova por uma nova a cada 3 meses.

Passo 1: comece com as superfícies externas e internas, e escove-se em um ângulo de 45 graus com movimentos curtos, do largo da metade dos dentes, em contra da linha das gengivas. Certifique-se de chegar aos dentes posteriores.

Passo 2: siga com as superfícies de mastigação. Mantenha a escova de forma plana e escove para trás e para frente, ao longo destas superfícies.

Passo 3: quando chegar às superfícies internas dos dentes anteriores, incline a escova verticalmente e faça movimentos suaves para cima com a ponta da escova.

Passo 4: certifique-se de escovar suavemente ao longo da linha das gengivas.

Passo 5: escove-se a língua com um movimento de varrer de trás para frente para eliminar as partículas de alimentos e ajudar a eliminar as bactérias que ocasionam mau cheiro e refrescar o hálito (existem limpadores específicos de língua que são mais indicados que utilizar a própria escova).